“Submedo”

2174866924_b1ba250015_b

Até o dia 25 de Novembro de 2008, eu me iludia com a idéia de ser uma pessoa excepcional. Mas,desde que você me deixou,estou convencida de que somos todos providos de uma profunda normalidade. Temos expectativas muito definidas sobre nós mesmos em determinadas situações – para além das expectativas, são exigências. Algumas são de pouca importância: se alguém nos fizer uma festa surpresa, ficaremos maravilhados. Outras são consideráveis: se o pai ou a mãe morre, nos sentimos muito mal. Mas, talvez junto com essas expectativas haja o medo secreto de que acabaremos desapontando as convenções, na hora do vamos-ver. Que, ao recebermos aquele telefonema fatal avisando que nossa mãe está morta, não sentiremos nada. Pergunto-me se esse pequeno medo calado, inexprimível, é ainda mais agudo que o medo da má noticia em si: de que vamos nos descobrir uns monstros. Confesso que, durante o tempo que ficamos juntos, sempre tive um grande medo de que,se algo lhe acontecesse, eu desmoronaria. Mas havia sempre uma sombra esquisita por perto, um submedo, se preferir, de que não fosse assim – que eu ficaria em casa feliz da vida jogando Perfect World.
O fato desse submedo nunca levar a melhor é fruto de uma fé grosseira. È preciso acreditar que, se for acontecer o impensável, o desespero desabara por conta própria; que a dor, por exemplo, não é uma experiência que precise ser convocada, nem uma habilidade que requeira pratica.
Por isso, até mesmo uma tragédia pode ser acompanhada por vestígios de alivio. Descobrir que uma amargura é de fato arrasadora nos serve de consolo, reafirma a nossa humanidade (se bem que, tendo em vista o que as pessoas aprontam eis aí uma palavra estranha para pormos ao lado da compaixão, ou até mesmo da competência emocional).

1 Response so far »

  1. 1

    Renata Ramos said,

    Olá

    Nossa adorei o seu blog,achei lindo e esse texto ficou mto bom…
    Os obstaculos fazem parte da nossa vida,cabe a nós saber enfrenta-los e supera-los.
    Sorte.
    te convido a conhecer meu blog tb,espero sua visita.

    Abraços.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: