Toki wo Kakeru Shoujo

“O tempo não espera por ninguém.”

twks

Toki wo Kakeru Shoujo (The Girl Who Leapt Through Time / A garota que pulou/saltou através do tempo) é um movie produzido pelo estúdio Madhouse (CCS, X, Death Note), dirigido por Mamoru Hosoda e com character design do Yoshiyuki “Veloz” Sadamoto (Evangelion) que estreou em 2006.

r0toki04iy8

Ele conta a história de Makoto, uma típica colegial tomboy que adora baseball e possui dois amigos inseparáveis, Chiaki e Kousuke. Após um estranho evento no laboratório de ciências da escola, ela acaba obtendo o poder de voltar no tempo. Na primeira vez, ela consegue se salvar da própria morte, e depois começa a usar seus poderes para fins mais questionáveis como tirar 10 nas provas e tentar juntar casais. Só que,
logicamente, as coisas não são tão simples pois, conforme a garota vai percebendo aos poucos, cada ação aparentemente inocente pode cobrar um preço grave em outra pessoa. Além disto, saber de antemão o que irá acontecer no futuro acaba com as surpresas da vida e a naturalidade dos relacionamentos, o que talvez possa ser um preço muito grande a ser pago. O que parecia uma simples brincadeira acabando ficando muito, muito sério.

twk2

O movie é baseado num livro de mesmo nome escrito em 65/66 (!) por Yasutaka Tsutsui, mas não é uma adaptação direta – ele se passa após a história original, mas não precisa conhecer ela para entender. O movie ganhou vários prêmios em festivais, apesar de ter tido uma exibição bem modesta.

twk3

Há toda uma trama envolvendo viagens no tempo e tudo o mais, porém tudo isto seria secundário se o relacionamento entre os amigos não fosse tão marcante e, claro, se cada um deles não fosse interessante individualmente. Apesar de se tratar de uma obra com adolescentes enfrentando o difícil processo de amadurecimento e tudo o mais, os personagens passam longe dos estereótipos tão comuns em outras obras do gênero. Obviamente, Makoto é o centro das atenções, uma garota ao mesmo tempo atraente e estabanada, que joga beisebol com seus amigos de igual para igual e busca enfrentar a vida de forma alegre e altiva, mas sem exageros. E posso lhes garantir uma coisa: vocês nunca viram ninguém entrar em cena após uma viagem no tempo da forma como Makoto faz… e é quase impossível não chorar de rir a cada vez que isto acontece.O final é interessante porque várias vezes o filme parece acabar para acontecer algo que muda totalmente o rumo da história. O final não decepciona, e arranca lágrimas dos mais desprevenidos.

Observação: o vídeo contém MUITOS spoilers, mas isso faz com que você tenha mais vontade de  ver o filme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: